Sabe, eu pedalo por aí e vejo pessoas em câmera lenta. Você não sabia, mas eu sou amblíope do olho esquerdo. E o que isso quer dizer? Isso quer dizer que a minha visão não é igual a sua, mas o cérebro tem formas incríveis de compensar certas coisas - enxergo muito bem com o olho direito. Na verdade, muitas vezes eu vejo mais do que devia com um olho só. Ainda quando faço aquela cara estranha de bocó, eu estou observando. =)
De certa forma há muita beleza espalhada nessa bolinha azul suspensa no espaço. Por outro lado, há pura tristeza de ver pessoas jogadas nos cantinhos como pratinhos descartáveis. Nos cantinhos dos bares, dos quiosques, da esquina da minha casa ou da sua. Onde há lixo, há pessoas. Pessoas! Cada uma delas, uma pintura belíssima das quais O Criador foi o Modelo. Obras de arte escondidas pela espessa camada da falta de oportunidade. Cada uma delas, lá dentro, possui um universo completo com galáxias, nebulosas, aglomerados e mil sóis! Só não possuem isso: oportunidade. "E o que é pior: elas são muitas" (Ilha das Flores).
Eu só posso imaginar a dor que elas sentem, por que sou constituído da mesma natureza que elas. E você sabe por experiência própria, que isso dói muito. Dói muito também a minha indiferença com a dor delas. Como dor é algo que ninguém gosta de sentir, é com facilidade que procuramos nos alienar dos problemas alheios.
"Meu umbigo, meu umbigo... amigos, amigos, problemas à parte."
Vou ser sincero com você (seja lá você quem for): Troco tudo aqui por uma passagem de volta pra Casa. Tenho muita saudade.
Não digo com isso, porque quero cruzar meus braços e continuar observando "abliopiamente" pessoas só porque não estou em Casa. Na verdade se você pesquisar um pouco, vai notar um belo paradoxo: que as pessoas com maiores saudades de Casa foram as que mais trabalharam nesse território estrangeiro.
Se meus cálculos estiverem corretos e se você também gostar de Lá:
"Seu lugar no Céu parecerá ter sido feito para você e só para você, porque você foi feito para ele - feito pra ele ponto por ponto, como uma luva é feita sob medida para a mão". [C. S. Lewis]
--
Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.
[2 Pedro 3:13]