domingo, 15 de dezembro de 2013

Previna-se, use a aliança de casamento

Hoje, enquanto fazia a doação de plaquetas, escutei os enfermeiros conversando baixo, sobre um paciente que estava para ser chamado a doar também, mas que precisaria repetir os exames.

Os testes iniciais deram positivo para 'HBC'. Ouvindo a sigla, não entendi o que era. Questionei a enfermeira o que era isto, e ela me disse: Hepatite B. O "C", eu não sei de onde vem. Ela depois me contou outro caso, de um rapaz que descobriu estar com AIDS fazendo o teste sorológico. Ele disse a uma amiga que queria "doar sangue", mas ela percebeu que ele só queria o teste.

Na verdade, há um certo número de pessoas, que vão com frequência fazer a doação, não no intuito de ajudar alguém, mas pela apreensão de saber se contraiu alguma doença devido as últimas relações que teve. Que estranho, não é?

As pessoas se conhecem numa noite, bebem até quase perder a consciência, então saem juntas, e como dizem, "transam". Acho que essa palavra deve ter alguma relação com entrar em transe, perder a ciência do que está fazendo, deixar a consciência fora do motel.

Pra mim, foi Deus quem criou o método preventivo mais avançado dos últimos dez mil anos: o casamento. Eu disse casamento, não viver junto. O casamento em si, traz implícito o princípio da fidelidade conjugal.


Se você ainda não sabe, vou te dizer uma coisa chocante. E se você tem vida sexual ativa sem ser casado, pode te deixar preocupado. Acontece que a camisinha não previne completamente o contágio de doenças sexualmente transmissíveis. Segundo a OMS, a camisinha pode prevenir a uma taxa de até 90%, mas eu lhe pergunto: Você vai confiar nos outros 10?

A enfermeira me explicou que o rapaz, agora aidético, chorava compulsivamente quando foi convocado pra ser noticiado da doença. Não consigo imaginar a angústia dele. Disse-me que ele era novo, cerca de 25 anos. Então passamos a conversar sobre as consequências que ele teria que lidar pelo resto da vida. Como ele contraiu? Teve relação sem camisinha. Estava em "transe". Talvez uma noite só, e agora, consequências por toda a vida.

Tenho certeza de uma coisa: Esse rapaz faria qualquer coisa pra voltar àquela noite, não beberia aquela cerveja, não estaria naquele lugar, não teria saído de casa. Não valeu a pena.

Não vale a pena. Então previna-se, use a aliança de casamento.

--
Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. [Gênesis 2:24]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...