quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Resenha - Uma Força Medonha, C. S. Lewis

Uma Força Medonha, C. S. Lewis
(★★☆☆☆)

Este é o último volume da trilogia espacial de Lewis. Leitura obrigatória para quem esteve em Narnia, gostou da ficção lewisiana e já ouviu falar da amizade de Lewis com Tolkien - representado na trilogia pelo Dr. Ransom.

Este é, até o momento, o livro de Lewis que menos gostei. A história é extensa, com uma trama bem desenhada e estranhamente emaranhada. Com complexidades que só a realidade costuma apresentar.

Passei a maior parte do livro esperando aquele momento em que a história finalmente parece caber na minha mente e começa a desenhar um sentido para dar desfecho a trilogia, mas esse momento veio aos poucos e não com um desfecho como os que presenciei em As Crônicas de Narnia.

Na verdade, esse Lewis da trilogia espacial não me pareceu o mesmo que desenhou Aslam. Uma rápida investigação me mostrou que Lewis ainda amadureceria muito do aspecto ficcional até chegar em Narnia. Essa trilogia foi escrita muito antes, e tem propósitos mais específicos, especialmente filosóficos com algum cunho cristão. Provavelmente, Lewis tinha a intenção de nos fazer refletir sobre o conflito cósmico entre o bem e o mal. E fez-me refletir sobre minha posição nesse conflito várias vezes.

A linguagem não é a mais clara, mas possivelmente pela tradução da editora. A leitura, como observa Lewis no prefácio, pode até ser feita independente das obras anteriores, a saber Além do Planeta Silencioso e Perelandra. Pode-se observar a paixão de Lewis pela literatura medieval e lendas arturianas - algo que já tinha lido a respeito na biografia de Lewis escrita por Alister McGrath (excelente, por sinal).

A trilogia vale muito mais à pena pelos dois volumes anteriores que são muito interessantes, e a leitura deste último, torna-se portanto, obrigatória.

--
Estou no skoob: skoob.com.br/perfil/oswaldocavalcante

Um comentário:

  1. Gosto tanto da forma que vc escreve, jockinho! Deus continue te abençoando e inspirando bem muito! Abração!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...