terça-feira, 18 de novembro de 2014

Comentários #rpsp - Mateus 17

Três partes me chamaram muito a atenção do #rpsp de hoje (Mateus 17).

1 - Mateus 17:17 - Respondeu Jesus: "Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino".

Talvez, isso seja algo que magoe mais o coração de Deus do que o pecado: nossa falta de fé. Cristo disse literalmente que ele precisa "nos suportar" com essa nossa incredulidade. Em outras passagens, Jesus revelou a mesma reação, ele ficou indignado com demonstrações de falta de fé (veja Marcos 4:39,40). Por outro lado, demonstrava uma alegria radiante quando as pessoas demonstravam fé no poder de Deus (veja Mateus 15:28; Mateus 8:10). Parece que se o pecado lhe entristece, a falta de fé lhe perturba. O coração de Deus realmente fica triste quando pecamos, mas algo muito estranho lhe comove quando somos incrédulos. Talvez porque a incredulidade nos impeça até mesmo de receber o Seu perdão. Como diria Spurgeon: "O ateísmo é algo estranho. Nem os demônios chegaram a este ponto." - Mas nós sim.

2 - Mateus 17:19-21 - É triste perceber que há tantas pessoas a nossa volta que precisam e até pedem nossa ajuda, e não podemos fazer nada para socorrê-las. Não por falta de dinheiro ou recursos, mas simplesmente por falta de fé e comunhão com Deus, oração e jejum.

3 - Mateus 17:27 - É interessante notar que Jesus tinha plena consciência de não precisar pagar tributo algum. Ele é dono da prata e do ouro. Que absurdo seria pagar impostos para outras pessoas por uma riqueza que é sua. Imagine um filho pagando uma taxa para viver na casa do seu pai! Foi essa observação que Jesus fez a Pedro, mas acrescentou que "para não escandalizá-los", ele deveria pagar. Ou seja, os cristãos precisam demonstrar uma fé mais madura ao entender que não fazemos o que queremos sempre, nem mesmo quando seria certo e nosso direito fazê-lo. Na ótica de Jesus, causar confusão desnecessária ou trazer vergonha ao nome de Deus, são danos muito maiores do que um prejuízo financeiro pessoal. Esse mesmo princípio de evitar escândalos, foi vivido e ensinado por Paulo (veja Romanos 14:21). O apóstolo chegou a afirmar que "quem peca contra a consciência fraca do seu irmão peca contra Cristo" (1 Coríntios 8:12). Observe essas palavras fortes de Jesus: Qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar. Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é necessário que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! (Mateus 18:6-7). Concluímos que o cristão não faz o que quer, e em muitas situações, nem mesmo se for justo fazê-lo. Fazemos tudo "para por todos os meios chegar a salvar alguns." 1 Coríntios 9:22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...