Homem Sem Amarras - Deixe-o Viver!, T. D. Jakes
(★★★☆☆)
Como bispo, Jakes escreveu uma obra de conteúdo significativo de alguém com bastante experiência em aconselhamento familiar, e uma mensagem realmente importante. Tendo em vista o número de adultos infantilizados, Jakes impulsiona o leitor a obter uma visão mais madura e sensível da vida. Estimula a um "bar-mitzvá" para a real masculinidade cristã.
Mesmo sendo o tema essencial aos nossos dias, a linguagem não é tão estimulante, apesar de não ser muito cansativa e é acessível. O texto possui pouca fluidez no quadro geral, e é composto por muitas frases de efeito.
De forma geral, é uma leitura bastante reflexiva, e apesar de semelhante, não categorizaria como um livro de auto-ajuda, mas um livro de "ajuda do alto", já que os pressupostos para as reflexões se baseiam em histórias e alegorias bíblicas. O livro é predominantemente homilético - a abordagem que confesso não ser minha preferida - mas ainda assim, bastante edificante.
Recomendo a todo homem que deseja reafirmar ou obter uma visão mais madura da vida como um todo (Jakes apresenta grande experiência de vida a transmitir com segurança), e tem um toque especial para os pais de família que desejam inspirar e dirigir seu lar como sacerdotes viris com bases bíblicas.
Bastante inspirador, é uma boa pedida se o leitor for persistente, e especialmente estimulante se estiver em uma crise de identidade ou uma fase de crise familiar/personalidade/relacionamento. Não possuo críticas quanto a heresias ou ensinamentos bíblicos absurdos, sendo assim, uma leitura de base bíblica relativamente segura.
Destaque às análises homiléticas de Sansão, Davi e claro, Lázaro de Betânia.
Não estaria na categoria dos meus prediletos, mas me foi muitíssimo edificante. #recomendo Emoticon like
Agradecimento especial Evelyn Cavalcante pelo belo presente de aniversário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário