quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Resenha - A Vida de C. S. Lewis - do Ateísmo às Terras de Nárnia




A Vida de C. S. Lewis - do Ateísmo às Terras de Nárnia, Alister McGrath
(★★★★☆)

Foi a primeira biografia que li, depois dos evangelhos, e comecei muito bem por sinal. Não sei à partir de quando ser leitor de C. S. Lewis se tornou um elogio, mas isso me ocorreu recentemente. Perguntaram-me se eu gostava de C. S. Lewis - na verdade, eu gosto muito do mais do que ele escreveu, mas também gosto dele, ou de quem ele foi - e eu perguntei como sabia que eu gostava, e a resposta foi que quem lê C. S. Lewis pensa de uma forma diferente (no bom sentido).

Quem já tenha lido uma obra de Lewis entenderá o motivo dessa pergunta. Ele consegue explorar a natureza de coisas complexas de uma forma muito clara e genial. Rico em analogias imaginativas que expandem a mente para uma compreensão mais aberta das coisas. E algo que me atrai muito em seus livros: sinceridade.

Nessa obra de muita acurácia, McGrath fez uma varredura acadêmica de precisão analítica, e me levou a conhecer a vida desse personagem que tem me tido muita influência nos últimos tempos.

A proposta é levar o leitor a conhecer C. S. Lewis não tanto por uma abordagem subjetiva, opiniosa do seu caráter, mas pela análise dos temas abordados em suas obras, pelos livros que o influenciaram (muito interessante esse aspecto) e principalmente, pela minuciosa investigação das correspondências de Lewis a seus amigos e parentes.

O autor se propõe a expor C. S. Lewis de uma maneira crua, sem heroísmos, como ele mesmo se expunha em partes de seus livros, de forma que você possa compreender como se deu o processo de conversão deste brilhante ex-ateu, que é hoje considerado um dos autores cristãos mais influentes, e particularmente um amigo. Destaque especial para a análise de As Crônicas de Nárnia, especificamente O Leão a Feiticeira e o Guarda-Roupa, as relações familiares e influências pessoais de Lewis, e a maneira como se deu sua educação formal.

É possível acompanhar todo o crescimento intelectual de Lewis, e onde possível, são dedicadas sugestões que esclareçam pontos críticos de sua vida.

Não recomendo para quem não tenha lido algumas de suas obras principais como Cristianismo Puro e Simples, Cartas de um diabo a seu aprendiz, e especialmente As Crônicas de Nárnia; Mas para quem já as tenha lido, será uma aventura elucidativa e equilibrada.

Recomendo com louvor.

--
Agradecimento especial a Mykaella Araújo pelo presente de aniversário tão especial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...