terça-feira, 5 de maio de 2015

Resenha: Perelandra

Perelandra, C. S. Lewis
(★★★★☆)

Cheguei há pouco da viagem no Eustáquio Gomes/Iguatemi - o corpo estava no ônibus e a cabeça em Perelandra. Estou impressionado com a profundidade da compreensão de Lewis sobre o panorama do que alguns teólogos chamam de o Grande Conflito. Apesar de filósofo, Lewis demonstra uma clareza de entendimento incrível de questões fundamentais para a cosmovisão judaico-cristã da origem e desenrolar do tema inesgotável e mais esmurrado desde a literatura medieval: a luta entre o Bem e o Mal; que é desnudado de uma forma extremamente imersiva, mitológica e por isso mesmo esclarecedora.

Perelandra é o segundo volume de uma trilogia de ficção espacial em que Lewis debate sobre esses temas com diálogos estupefantes. O primeiro volume, Além do Planeta Sliencioso, cria um plano de fundo introdutório muito especial. Senti falta daquele poder descritivo de As Crônicas de Nárnia, mas os diálogos me parecem muito mais profundos em Perelandra. Aos amigos narnianos que entenderam as analogias das crônicas, recomendo com força essa trilogia ficcional. Lewis mantém essa caracterítica peculiar de desenhar mundos, gostos e sensações na mente, mas aprofunda muito do pensamento cristão do grande conflito em torno de questões morais primordiais, obediência e a natureza humana contrastada com o não pecado. O leitor é levado ao início dA Queda e pode ter um vislumbre do que havia nas intenções daquela suposta serpente no Éden.

De teor bíblico mais consistente, não sei como o resto do mundo lidou com essa obra, mas não tenho dúvidas do quanto os cristãos a têm apreciado. Com ela, você pode ter uma compreensão bastante enlarguecida do mundo pela perspectiva do tema do Grande Conflito - particularmente, qualquer percepção da vida em geral que desconsidere esse tema me parecerá infantil ou tola. E essa maneira, que chamo de mitologia cristã, tem um poder de esclarecer esses temas complexos que é impressionante.

Fica minha recomendação aos que desejam pensar melhor: bata um papo com Lewis em Perelandra - muito edificante, profundo e expansivo.

3 comentários:

  1. Não li ainda As Crônicas de Narnia, você me recomendaria eu ler primeiro esse ou As Crônicas?

    ResponderExcluir
  2. Não li ainda As Crônicas de Narnia, você me recomendaria eu ler primeiro esse ou As Crônicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jennifer!

      Apesar de ambos serem obras ficcionais, as reflexões são independentes. O teor cristão da trilogia ficcional do qual Perelandra faz parte, é mais profundo. Mas as Crônicas são uma delícia de ler.

      Se você ainda não conhece outras obras de Lewis, eu recomendo a leitura das Crônicas primeiro pra ganhar uma paixão pela forma poderosa de escrita de Lewis.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...