quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Bob Marley, Problemas e Jesus Cristo

Às vezes a gente entende coisas bem significativas para a vida de maneiras inesperadas. Eu, por exemplo, nunca gostei de reggae, e de fato, continuo não gostando (respeito a quem, por acaso, lhe apeteça), mas ainda no ano passado, em meio às preocupações e correrias da vida, eu estava em extremo preocupado com o andamento de alguns objetivos acadêmicos e acabei aprendendo uma lição cristã bem importante com Bob Marley.

Acontece que uma de suas músicas fez parte de um filme de animação, desses feitos pra família. Um ratinho está tendo um dia péssimo depois de ter sofrido descarga, e flutuando no esgoto, meio sem direção, quando quatro lesmas passam cantando num lampião a boiar por dezessete segundos: "Don't worry, be happy" (em inglês: 'não se preocupe, seja feliz'). Reconheço que deve ser difícil ser feliz e não se preocupar quando você sofre descarga e fica perdido no esgoto. Mas pra encurtar a história, meu irmão me indicou uma outra música parecida do mesmo autor que em certa parte da letra, reafirma algo que Jesus já havia dito, mas que me ajudou a entendê-lo sobre uma perspectiva diferente. No meio daquele esgoto de preocupações, o que Cristo ensinou fez então todo o sentido para mim. Jesus apontou à vida despreocupada dos passarinhos que não sabem sequer se terão o que comer, e ensinava que é um desperdício de energia se preocupar quando temos problemas. Parece absurdo, mas é isso que Cristo ensina para quem deixa sua vida nas mãos de Deus. Simplesmente, "não ande preocupado, Deus sabe do que você precisa", Ele disse.

Falando de três passarinhos (Jesus usou a mesma figura para falar do mesmo assunto, hehe), Bob diz que três passarinhos vieram pela sua porta para lhe trazer uma mensagem. E em certa parte eles cantam algo como: "Se você tem um problema, preocupar-se faz dele o dobro". Haha! E não é verdade?! O problema em si é, de fato, um problema. Mas quando me preocupo com ele, a preocupação, ao invés de me ajudar com o problema, acaba se tornando ela mesma um outro problema para mim. Antes eu tinha um problema; agora, além do problema, também tenho uma preocupação. Então, deixa a sua vida nas mãos de Deus e aprende aí: "se você tem um problema, preocupar-se faz dele o dobro".

Agora que você leu isso tudo até o final, olha só que bacana sobre o Bob: http://noticias.gospelprime.com.br/bob-marley-aceitou-jesus-e-foi-batizado-sete-meses-antes-de-morrer/ :)

E se você quiser ver o trechinho do filme que falei, é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=MA1h6J0YzqA

Obs.: Não tenho a intenção de incentivar ninguém a ouvir reggae ou gostar do Bob Marley, mas respeito a quem, diferente de mim, goste.
--
Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?
Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? [...] o Pai celestial sabe que vocês precisam de todas essas coisa. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal".

(Jesus Cristo, em Mateus 6:26,27,32-34)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...