domingo, 22 de fevereiro de 2015

Os olhos que você irá olhar

Eu não diria que você não deve em absoluto preocupar-se com o que as pessoas dizem ou fazem. Assertivas humanas universais me parecem, em algum aspecto, tolice. E sim, você deve satisfação às pessoas com as quais convive (atrase suas contas, viaje sem dizer à sua esposa ou pais, falte ao trabalho ou sonegue impostos, e mais cedo ou mais tarde você vai entender isso). É uma infantilidade difícil de medir, pensar que você pode fazer o que quiser da vida e que não deve prestar contas a ninguém sobre qualquer coisa. Nem a polícia e nem a sua consciência acreditam nisso. Mas é mais sensato dizer que você deve priorizar suas preocupações.

Nesse sentido, você deve empurrar sua preocupação com o que as pessoas dizem ou fazem mais para baixo (às vezes, muito para baixo). Digo isso porque no dia do Juízo, você deverá se apresentar só e despido de todos os amigos, de todos os seus artifícios e desculpas esfarrapadas. Nem o diabo estará lá para lhe ajudar a relembrar os motivos pelos quais o tal pecado "valia à pena". No dia do Juízo só haverá você e Cristo, e é nos olhos dEle que você vai, querendo ou não, olhar e dizer a verdade sobre si mesmo para si mesmo. Os olhos amorosos de Cristo são um espelho para o caráter - eles não mentem. E acredite, quem não confessa a si mesmo hoje, não vai gostar nem um pouco de ouvir o que sua própria consciência terá a dizer naquele dia (não quero dizer que você vai gostar hoje também).

A diferença está em fazer esse reconhecimento hoje para ter um destino diferente amanhã. "Quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve", até o abismo serve. Hoje, você pode reconhecer como Lewis: “Pela primeira vez examinei a mim mesmo com o propósito seriamente prático. E ali encontrei o que me assustou: um bestiário de luxúrias, um hospício de ambições, um canteiro de medos, um harém de ódios mimados.” No entanto, descobrir essas coisas naquele dia, é descobrir seu destino já tendo chegado nele. Será tarde demais para tomar um rumo diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...